imagens-gestos
Nesta monografia procuramos um novo método de afirmar as relações intangíveis entre diferentes tipos de comportamentos culturalmente normalizados, dispondo lado a lado fotografias igualmente relevantes. Pedaços de comportamentos, separados espacial e contextualmente - um dançarino em transe que é levado em possessão, um homem a olhar para um avião no alto, um servo que cumprimenta o seu mestre numa peça, a pintura de um sonho - todos podem ser relevantes numa mesma discussão; o mesmo fio emocional pode atravessá-los. Apresentá-los em conjunto por palavras é necessário, tanto para recorrer a dispositivos necessariamente literários, quanto para dissecar as cenas vivas, de modo a que apenas estes elementos dissecados permaneçam. Através do uso de fotografias, a integridade de cada pedaço de comportamento pode ser preservada, enquanto o especial cruzamento de referências desejado pode obter-se dispondo a série de fotografias na mesma página. É possível evitar a construção artificial de uma cena na qual um homem, observando uma dança, olha ao mesmo tempo para um avião ao alto e tem um sonho; é igualmente possível evitar diagramatizar o elemento único que se pretende enfatizar nestas cenas - a importância dos níveis nas relações interpessoais - de tal maneira que a realidade das cenas em si é destruída.
Excerto retirado da Introdução de Balinese Character. A photographic analysis. Gregory Bateson and Margaret Mead.
Comentários
Enviar um comentário